sexta-feira, 13 de março de 2015

Ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Erinaceomorpha (*)
Família: Erinaceidae
Género: Erinaceus
Espécie: Erinaceus europaeus


(*)-Por outros classificado como pertencente à Ordem Eulipotyphla, Sub-ordem Erinaceomorpha. (anteriormente Insectivora).

É um pequeno mamífero de hábitos nocturnos e crepusculares, solitário mas não territorial, que habita em zonas temperadas, não inundadas e não espessamente arborizadas, como campos agricolas, matagais, parques, cemitérios, pomares, perto de habitações humanas como jardins, arrumos agricolas, pátios e até junto à porta das casas se aí encontrarem com que se alimentar.

Presente em toda a Europa continental (incluindo Reino Unido e Irlanda) e nalgumas ilhas europeias onde terá sido introduzido (caso dos Açores).

O corpo é arredondado, possui espinhos curtos, escuros, zonados de claro, com a ponta amarelada, que cobrem todo o corpo excepto a face a a zona ventral. Os espinhos não são mais que pêlos modificados e servem de defesa. Quando o animal é atacado ou incomodado enrola-se como uma bola e só apresenta espinhos ao atacante.

Hiberna durante o Inverno, entre Outubro-Novembro e Março-Abril conforme as condições de temperatura, habitualmente num ninho construido debaixo duma moita, saíndo da hibernação durante curtos periodos para se alimentar.

São bons corredores, trepadores e nadadores.

Cada animal necessita de uma àrea que ronda os 5 hectares para poder encontrar alimento suficiente.

Anteriormente classificado como insectívoro é, na realidade, omnívoro e alimenta-se de minhocas, moluscos terrestres, insectos, pequenos répteis e roedores, ovos, sementes, grãos, frutos, animais em decomposição…

Os dejectos em forma de pequenos chouriços pretos e, por vezes, as pegadas, são sinais da sua presença.

Promíscuo, reproduz-se entre Abril e Agosto. O período de gestação ronda os 4 meses e a ninhada é de 4 a 6 crias que são desmamadas ao fim de 6 semanas e que, um ano depois, serão adultas e sexualmente activas.

Portador potencial de parasitas (internos e externos) constitui um risco para a saúde humana e de animais de companhia.

É predado por câes, raposas, texugos, aves de rapina nocturnas, serpentes e…humanos que, em certas regiões, o consideram um petisco (?).

O seu estatuto de protecção da IUCN é de “pouco preocupante”. A sua captura e posse é proibida na União Europeia.



Sem comentários:

Enviar um comentário