terça-feira, 17 de março de 2015

Bibio hortulanus (Linnaeus, 1758)



Fêmea
Reino:                Animalia
Filo:                   Arthropoda
Classe:              Insecta
Ordem:              Diptera
Família:             Bibionidae
Género:             Bibio
Nome Comum:  Mosca

Um díptero muito comum pertencente à família Bibionidae, presente em toda a Europa e Norte América. Em Portugal é apenas conhecido por Mosca mas em Ínglaterra e nos EUA tem nomes comuns muito sugestivos como lovebug, honeymoon fly, kissingbug e double-headed bug atendendo ao modo de reprodução.

A fêmea reconhece-se fácilmente por ter o abdómen alaranjado e o tórax vermelho. O macho é totalmente negro, de menores dimensões, holóptico (olhos grandes que ocupam quase toda a cabeça) e só se diferencia de outros Bibio machos quando acompanham a fêmea.
Aparecem na Primavera nos jardins, em herbáceas, arbustos e àrvores floridas, em montes de composto e caixas de compostagem e muros expostos ao sol.
Os adultos são úteis como polinizadores, alimentam-se do néctar das flores com especial preferência pelas umbelíferas. As larvas crescem no solo de àreas com erva e relva, alimentando-se de raízes vivas e vegetação em decomposição, contribuindo para a formação de húmus.

A fase adulta é curta e a maior parte da sua vida como adultos é passada em copulação. Macho e fêmea ligam-se pela parte posterior do abdómen e assim permanecem mesmo em vôo.

De todos os dípteros os Bibionidae são os que apresentam um registo fóssil mais extenso. Provávelmente já presentes no Jurássico, seguramente presentes no Cretáceo, sendo já muito abundantes no Cenozóco a partir do Terciário.
Macho (à esqª) e fêmea (à dta) copulando

Sem comentários:

Enviar um comentário