sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Rela-meridional (Hyla meridionalis)

Reino:          Animalia
Filo:             Chordata
Classe:        Amphibia
Ordem:       Anura
Família:      Hylidae
Género:      Hyla
Espécie:     Hyla meridionalis

Parecida com a Rela-comum (Hyla molleri), mas é maior, tem patas posteriores mais compridas e sobretudo a faixa escura vinda da narina termina ao nivel do ombro.

Atinge 5 a 6 cm de comprimento sendo que o macho é um pouco maior que a fêmea. Péle lisa, verde no dorso e esbranquiçada no ventre, faixa negra bilateral nascendo ao nível das narinas e
passando pelos olhos e timpanos acaba ao nível dos ombros. O dorso pode apresentar variação fisiológica da coloração: amarelada, acastanhada ou acinzentada. Os machos possuem um saco vocal. Todos os dedos possuem discos adesivos.

Fácil de observar durante o dia, embora se alimente sobretudo durante a noite de vários artrópodes.

Distribui-se pela Argélia, Marrocos, França, Itália, Espanha e Portugal. Encontra-se habitualmente em baixas altitudes que, em Portugal, vão desde o nível do mar até aos 450 m.

A época de reprodução vai de Dezembro a Janeiro em Portugal. Os machos atraiem as fêmeas coaxando alto, perto da àgua ou pendurados em àrvores e arbustos.


Como todos os anfíbios está em risco de declínio devido a causas complexas e não totalmente esclarecidas entre as quais avulta o uso indiscriminado de pesticidas e fertilizantes e perda de habitat. Sobre este assunto ver http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Fauna-e-Flora/content/Causas-do-declinio-global-dos-anfibios?bl=1&viewall=true

Sem comentários:

Enviar um comentário