terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Garça-boieira (Bubulcus ibis)

Reino:               Animalia
Filo:                  Chordata
Classe:              Aves
Ordem:             Ciconiiformes
Família:            Ardeidae
Género:            Bubulcus
Espécie:            Bubulcus ibis. (Espécie monotípica)
Nome Comum: Garça-boieira ou Carraceiro

Nativa de Portugal, Espanha, Àfrica e Àsia tropical e sub-tropical. A àrea de distribuição expandiu-se, e continua a fazê-lo, por uma zona enorme muito superior a qualquer outra espécie de ave.

Corpo compacto de dimensão média, bico robusto, curto e pescoço relativamente curto e largo. De todas as garças é a única que é capaz de viver em zonas secas, longe da àgua, embora não desdenhe zonas húmidas. Por vezes dá a impressão de ser marreco porque recolhe o pescoço entre as espáduas. Os dois sexos são semelhantes.

Plumagem de Inverno totalmente branca, bico amarelo-alaranjado, patas verde –acastanhado sombrio. Plumagem nuptial com plumas laranja na cabeça, dorso e peito. Bico amarelo e patas avermelhadas. No final do Outono e entre as duas fases o macho passa por uma muda total.

O voo é lento, majestoso com o pescoço retraido e as patas projectadas para trás.

Aqui na zona, é raro verem-se bandos de mais de uma dezena de individuos. Também é frequente encontrá-los pousados nos ramos de pinheiro e eucalipto provávelmente para pernoita ou nidificação.


É frequente vê-la atrás dos tractores que lavram a terra  ou entre o gado, por vezes pousando-lhes no dorso, donde o nome comum por que é conhecida a ave.  Alimenta-se de insectos (na Austrália notou-se que a presença do Carraçeiro leva a uma diminuição importante no número de moscas que importunam o gado). pequenos peixes, répteis, anfibios e moluscos aquáticos ou terrestres. 

Sem comentários:

Enviar um comentário